domingo, fevereiro 12, 2006

As Melhores Notícias da Semana


A Mostra Carlo Mossy, no melhor cinema do Rio, o Odeon. Deve ser oportunidade única para o público rever filmes como "Giselle" e "Essa Gostosa Brincadeira a Dois" em tela grande, cópias cristalinas (foram feitas novas cópias especialmente para a Mostra) e com a presença do próprio Mossy, comentando os filmes. Tudo isso ao lado do Metrô Cinelândia, por apenas 10 reais a inteira e 5 a meia. A programação completa está na página do Odeon http://www.estacaovirtual.com/odeonbr/.

A sensacional resenha sobre os dez melhores discos do Brega, escrita pelo Matheus Trunk no Cinéfilos do Terceiro Mundo . Deliciosa de ler e cheia de informações por alguém que realmente entende do assunto, é uma introdução perfeita para qualquer um que queira mergulhar no imaginário da verdadeira música popular. O texto sobre Dom e Ravel, por exemplo, precisa constar na contracapa dos cds da dupla, porque a contextualiza perfeitamente no cenário musical brasileiro. Muito boa também a informação sobre a "galeria do amor" de Agnaldo Timóteo (existe um curta dos anos 70, onde a galeria é mostrada exatamente como Timóteo a descreve). Em um país onde o jornalismo cultural virou troca de favores, o verdadeiro trabalho de pesquisa e crítica de arte parece estar mesmo nos sites e blogs independentes, feitos por gente que escreve sobre o que gosta e considera importante, não sobre o que parece conveniente. Nossa admiração ao trabalho cuidadoso do Matheus.

O novo blog sobre cinema do Juarez Júnior, Pipoca de Sal. O Juarez é de Brasília e além de entender muito de cinema (principalmente exploitation e cinema brasileiro dos anos 70/80), escreve divinamente bem, coisa rara. Vale a pena descobrir e acompanhá-lo como mais um dos que remam a favor da inteligência e contra a maré da mediocridade.

3 comentários:

Juarez Junior disse...

Valeu pela força Andréa... Vc é demais!

Anônimo disse...

Obrigado Andréia, valeu mesmo. O trabalho é cuidadoso, e vale a pena !!!

Andrea Ormond disse...

Juarez e Matheus, eu que agradeço a vcs.