quarta-feira, outubro 28, 2009

Zingu! De Cara e Endereço Novos


Fantástica a edição de aniversário da Zingu! -- que completa três anos -- em homenagem ao Carlos Reichenbach. Parece que foi ontem que o Matheus Trunk me mandou email contando dos seus planos de montar uma revista e logo em seguida o primeiro número foi colocado no ar.

Sem exageros, o trabalho que o Matheus e o Gabriel Carneiro idealizaram -- e que hoje o Gabriel prossegue -- já entrou para a história da crítica nacional. Por se recusar a trazer mais do mesmo, repetir vícios ou dourar brioches, a Zingu! sempre inova, contando com um time de colaboradores e convidados realmente apaixonados por aquilo que fazem.

Lamento não ter participado dessa edição. Ia escrever sobre "Filme Demência", mas no meio do caminho minha avó faleceu e meu pai enfrenta sérios problemas de saúde. Família no Rio, eu em São Paulo, a vida tem sido um pouco difícil nesses dias. Gosto muito do filme, o texto ficou pela metade, então a qualquer hora termino e publico dentro do cronograma do Estranho Encontro.

Parabéns ao Gabriel e a todos! Convido os leitores a desfrutarem da nossa querida Zingu!, totalmente repaginada:

http://www.revistazingu.net/


* Saindo do forno pela Coleção Aplauso, a autobiografia do diretor Alfredo Sternheim contém uma página de sinceros elogios ao Estranho Encontro e à Zingu!. Fiquei muito feliz com a lembrança -- e por ter proporcionado a um artista da dignidade e honestidade do Alfredo espaço para livre expressão e revisão de sua obra.

9 comentários:

Luis Santos disse...

Andrea, a edição está primorosa, mas existe uma falha estrutural.

Todos os links encontráveis no Google para edição anterior, setembro, estão quebrados. Quis mandar para a minha esposa e seus colegas do Tablado, aqui do Rio, os links sobre o cinema de Nelson Rodrigues e não pude. Um deles é um seu, maravilhoso. Eles eles trabalhando Nelson Rodrigues neste ano lá.

O novo site do Zingu tem uma seção "Edições Anteriores", mas ela não funciona.

A seção "Contato", naturalmente, também não. Por isso este meu comentário.

Por favor informe isso ao Matheus.

Abraços,
Luis Santos

Fofão disse...

Autobiografia do Sternhein?! Opa, cadê meu cartão de crédito?

Por falar nele, Andrea, consegui finalmente assistir "Corpo Devasso", filmaço do qual, se não fosse pelo "Estranho Encontro", eu jamais teria ouvido falar. É por essas e outras que esses caras são tão agradecidos a vocês.

Postei uma tentativa de resenha no meu blog: http://canalfofao.blogspot.com/2009/10/corpo-devasso-1980.html.

Um abraço, estou muito feliz com sua volta.

Gabriel Carneiro disse...

Olá Andrea, tudo bem?

Obrigado pelas palavras, e espero que as coisas já estejam melhores aí para ti. Desejo um grande retorno.

o livro do Alfredinho está excelente, diga-se de passagem.

e Luis, estamos melhorando ainda essa questão. o email é revistazingu@gmail.com

Andrea Ormond disse...

Recado dado, Luis, o Gabriel já está resolvendo o problema. Abraços

Fofão, está aí um livro que faltava na "Coleção Aplauso". Sabe uma coisa que eu noto no "Corpo Devasso"? Se a relação do personagem do David com o do Arlindo Barreto ganhasse um fôlego maior, o filme cresceria bastante. Ali estava a mina de ouro, a relação é bem intensa, desconcertante. Grande abraço!

Oi, Gabriel. Obrigada, a volta ao Estranho Encontro é terapêutica. Abraços

Luis Santos disse...

Gabriel, obrigado pelo retorno! Vinda longa ao 'Estranho Encontro' e à 'Zingu'. Dá pra ser ver, de longe, quando um trabalho é feito com verdadeiro tesão!

Abraços,
Luis Santos

ADEMAR AMANCIO disse...

Adoro Corpo Devasso.

ADEMAR AMANCIO disse...

A revista Zingu também.

ADEMAR AMANCIO disse...

Lembro da Andrea dizendo que só a relação do David e Arlindo daria um belo filme,concordo,aquilo é demais,rs.

ADEMAR AMANCIO disse...

O texto sobre o ''Filme Demência'',pelo jeito,não saiu,uma pena!