domingo, fevereiro 19, 2012

Panorama Crítico da Crítica



Video streaming by Ustream
Cheguei a Tiradentes em um domingo de janeiro, esperando a chuva torrencial, mas fui recepcionada pelo calor que não evaporaria durante toda a 15ª Mostra de Cinema. Tive a oportunidade de rever amigos queridos e conhecer colegas com quem apenas conversava por email. Prosear e entendê-los melhor (vice-versa) em papos diretos, dentro e fora do júri da crítica.

Uma dessas conversas foi registrada, no formato de debate: "Panorama Crítico da Crítica", ao lado de Marcelo Miranda, Sérgio Alpendre e Cássio Starling Carlos. Na véspera, Fábio Andrade, Luiz Carlos Merten e Eduardo Escorel haviam refletido sobre questões similares, mediados por Francis Vogner dos Reis.

No cômputo geral, os dois dias de debates sobre a crítica foram reveladores dos perfis dos participantes. Especialmente pelo fato de estarmos ali ao vivo, tocando em temas quase sempre espinhosos. Origens diferentes, posicionamentos às vezes próximos, às vezes distantes. Bom falar às claras sobre assuntos que têm urgência urgentíssima.

Convido os leitores a assistirem.

2 comentários:

Araújo disse...

Muito rico. Descobri seu blog em meados de 2010 e logo tratei de o te-lo impresso, pois nao me relaciono muito com o mundo virtual e, dessa maneira, o teria aonde quer que eu fosse. A epoca estava lendo "Revisao Critica" do Glauber e me intrigava muito nao existir algo semelhante no pós 63. Descobrir o seu blog foi como encontrar um amigo apos anos de solidao. Graças a Giovana do expirados.blogspoot.com e seu acervo brilhante do cinema nacional, pesquisando sobre o ótimo "O Rei da Boca", me deparei com o "Estranho Encontro". De lá para cá acomponaho como posso sua trajetoria. Havia visto sua presença no ciclo do CCCBB, ano passado. À epoca, considerei que o critico veterano havia dado conta melhor da pergunta "Que país é este?", tratou de uma maneira mais lúdica, e voce com um rigor que acabou lhe traindo. Fico muito feliz em ve-la em Tiradentes, festival de enorme importancia para o nosso cinema.


Gostei muito do Cássio, já o vi por aqui no CCBB no mesmo ciclo em que vc esteve presente pelo RJ sobre a revisao da década. Em Tiradentes ele pareceu ser o dinossauro desse dia, "o homem da grande midia", ante a tantos realizadores, criticos da web, integrantes da blogosfera e diletantes. E de uma humildade e generosidade impressionante, ciente do momento limiar do qual estamos passando em nosso cinema, sem em nenhum instante se colocar a frente ou querer ser o protagonista dessa historia. Ja nao posso dizer o mesmo de Sergio, um cara um tanto azedo e que parece nao cultivar muito a relaçao com o outro, caracteristica tao importante para quem exerce a posiçao de critico.

A plateia deu show, o penultimo a falar conseguiu amarrar a coisa toda.


Quero dizer, parabéns pelo sucesso!

Andrea Ormond disse...

Araújo, obrigada. Concordo que a interlocução da platéia foi fundamental. As falas do Cléber Eduardo e do Eduardo Valente (e de todos os participantes) ajudaram bastante a enriquecer o panorama e as diferentes experiências. Só discordo sobre o seu comentário em relação ao Sérgio Alpendre, pois ele inclusive fez um interessante mea culpa sobre um texto que escreveu -- coisa rara em nosso ofício. Abraços