sexta-feira, novembro 12, 2010

1 Milhão de Acessos


Daqui a poucos dias o Estranho Encontro deve superar a marca de 1 milhão de acessos, o que me deixa bastante feliz e com a certeza de que o trabalho de compreender o cinema brasileiro, longe dos lugares comuns e estereótipos a que tínhamos nos acostumado, nunca foi em vão.

Nos últimos 5 anos o blog sobreviveu por várias fases de sua autora, mas permaneceu em essência o mesmo: quer provocar, rever paradigmas, discutir ao máximo obras que para tantos já estavam esquecidas, na maioria das vezes sem nunca terem sido comentadas.

E não se assustem: iniciando com "O Padre e a Moça", "Barravento", "Os Cafajestes", "Os Fuzis" e aqui abaixo "A Falecida", nos próximos meses publicarei uma série de pequenos ensaios sobre filmes dos anos 60. São textos que venho escrevendo há algum tempo com muito carinho, e que só agora serão publicados.

Isso não significa que cessaremos a prospecção do cinema popular. Na verdade quero prosseguir desenhando o mosaico de nossa experiência fílmica, aprofundando e retornando às delícias e contradições dos anos 1960, nunca esquecendo os 70, 80, 90, 2000 sempre que for urgente. Ensaios sobre a primeira metade do século XX, a exemplo do inventário crítico do cinema silencioso, também serão publicados em breve.

Beijos e abraços para todos! E vida longa ao filme brasileiro, objeto da minha (de todos os leitores) investigação crítica e amorosa.


PS - Texto novo na Cinética, "A Suprema Felicidade".

10 comentários:

Luis Santos disse...

Andrea, parabéns é pouco perto do que você merece. Você está, certamente, com sua capacidade, iniciativa, amor e tesão pelo que você faz, no rol das pessoas que fazem deste um país melhor.

Adilson Marcelino disse...

Parabéns, querida.
Eu mesmo já vim aqui umas trocentas vezes e virei outras tantas.
Bjs

Rodrigo disse...

parabens Andrea, tb sou fregues assíduo há dois anos. Espero que você continue a se debruçar sobre as pérolas ocultas do cinema brasileiro e continue a discutir também os clássicos sem reverência, porque reverência é o mais paralítico dos estados de espirito. Longa vida a esse blog e ao que ele significa pra cinefilia brasileira.

Roberto Pepino disse...

A notícia de que seu trabalho continua já nos garante futuro de belos textos, ótimas idéias e o não esquecimento de filmes e personagens importantes do cinema brasileiro. Longa vida a este espaço, de seu leitor e divulgador recente.

Sergio Andrade disse...

Querida Andréa, parabéns! Esse 1 milhão de acessos é fruto de sua seriedade na pesquisa e seu amor pelo nosso cinema. Que venham mais 2, 5, 10 milhões!
Beijos.

MÁRCIO FERREIRA DE SOUZA disse...

Querida Andrea, acesso assiduamente seu blog desde o primeiro ano de sua criação. Sua escrita é sedutora, elegante e suas percepções sobre o cinema nacional são sempre muito bem sacadas e inteligentes. Frutos de notáveis paciência, disciplina, dedicação e de um aguçado senso para a pesquisa. Parabéns!

Matheus Trunk disse...

Cara amiga Andrea: acompanho este endereço eletrônico nesses cinco anos. Desde o início, percebi que você estava iniciando um trabalho importantíssimo que daria origem a Zingu e a tantas coisas notáveis que fizemos pelo cinema brasileiro durante todo esse tempo. Só tenho que elogiar o Estranho Encontro e esperar mais 2, mais 5, mais 10 milhões de acessos porque você merece. Bjo!

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com

Andrea Ormond disse...

Obrigada, Luis, o Estranho Encontro nasce dessa mistura de trabalho e paixão, e saber que ele vem atingindo um público diversificado, atento e genuíno como você e todos aqui é uma recompensa maravilhosa.

Adilson querido, estou sempre no Mulheres e no Insensatez, é uma ponte que dá gosto. Bjs

Rodrigo, escrever letra morta, jogar confete, não interessa a quem ama de fato cinema e joga fora o glacê que se criou em volta do assunto. Cinéfilo gosta de vida pulsando, seus comentários deixam claro isso, obrigada.

Roberto, a missão é esta. Vamos em frente, ainda tem muita coisa para ser dita e escrita, obrigada.

Sergio querido, obrigada, o Kinocrazy é outra dessas pontes que a gente foi construindo na blogosfera. É blog de quem sabe e ama o que está fazendo. Beijos

Querido Márcio, agradeço a você os comentários, já há tantos anos, assim como os dvds que você gentilmente me enviou e que contribuem para as páginas do Estranho Encontro. Sem você alguns filmes seriam inviáveis de serem revistos com calma.

É verdade, Matheus, nos conhecemos neste blog há cinco anos que, aliás, voaram rápido. Nesse meio tempo muitas fases, muitos momentos marcados na memória. As primeiras entrevistas, os primeiros textos... E fico emocionada em saber que construí com todos aqui um vínculo que atravessa esse trajeto todo. A Zingu é exemplo disso, um fruto que a gente tem que regar e colher. Obrigada.

Leonardo Bomfim disse...

Meus parabéns!

O conteúdo do blog é algo tão incrível, com a quantidade e a variedade dos textos, que não tenho dúvidas: é a principal referência do cinema brasileiro na internet. Um olhar sério, atento às lacunas e repleto de sensibilidade.

E estou adorando essa série dedicada ao Cinema Novo.

Andrea Ormond disse...

Obrigada, Leonardo! Tanta coisa nesses 5 anos, os textos, as entrevistas e, acima de tudo, as idéias para combater os vícios antigos. Aliás, ainda vêm outros títulos na série de Cinema Novo.