domingo, abril 25, 2010

Filme Cultura


A primeira Filme Cultura a gente nunca esquece. A minha foi no início dos anos 90, folheada em um sebo no centro do Rio. Eu tinha uns 14 para 15 anos e, garimpando uma pilha de revistas antigas, apareceu a jóia.

O destino quis que a foto da contracapa fosse Barbara Laage em "O Corpo Ardente". Só fui assistir ao filme muitos anos depois, mas a imagem atiçou meu sonho por Khouri e pelo cinema brasileiro como um todo.

De 1992 pra cá, venho tentando completar a coleção. Graças à ajuda de amigos e da Biblioteca Nacional, já consegui ao menos ler toda a série. Nela estão registrados alguns dos momentos mais curiosos e bonitos da crítica brasileira.

A menina que, tantas vidas atrás, admirou a foto da obra-prima de Khouri e sonhou um mundo, foi quem se encheu de felicidade ao saber da volta de Filme Cultura. E, mais ainda, por dizer "presente" nesse número 50 -- que retoma a sequência antiga --, escrevendo sobre "Falsa Loura", de Carlos Reichenbach.

* Os lugares em que será vendida estarão no site www.filmecultura.org.br, a partir do dia 27/04 (maiores informações no blog do Carlos Alberto Mattos).

7 comentários:

Márcio/MG disse...

Que boa notícia Andrea! Li muito a Filme Cultura, desde os meus 13, 14 anos... por aí. Sempre gostei por demais da publicação e fico muito feliz com o retorno. A alegria é maior ao saber da sua preciosa contribuição.

Adilson Marcelino disse...

Querida,
Parabéns!
Bjs

Matheus Trunk disse...

Uma das melhores notícias do ano. Muito legal saber que uma publicaçãa Filme Cultura voltou.

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com

Anônimo disse...

Que ótima notícia! Sempre procuro completar a coleção também! Parece que eles vão colocar as edições anteriores no site em arquivo PDF! Bom que poderei ler todos os números anteriores!

Gabriel Carneiro disse...

Que maravilha isso, Andrea!

Parabéns pelo texto e a notícia da volta da Filme Cultura é muito louvável.

Espero que seja fácil encontrá-la por aqui. Você sabe quanto custará a edição?

beijo.

Leonardo Bomfim disse...

Maravilha a revitalização da revista! Acho que vai evidenciar um cenário curioso do cinema brasileiro atual. A renovação, infelizmente, permanece quase restrita à crítica. De qualquer forma, o fato de existir uma crítica nova e forte é algo a se comemorar bastante. E é o que vai dar força à revista.

Andrea Ormond disse...

Obrigada, Márcio. Como disse no texto, a Filme Cultura também fez parte da minha formação, sempre garimpando os números que faltavam. Longa vida ao retorno.

Adilson querido, beijos mil pra vc.

Realmente, Matheus. Um primeiro semestre de peso, neste ano.

Anônimo, atitude inteligente do site, com os olhos voltados para o futuro, disseminando o conteúdo.

Obrigada, Gabriel. A edição custa R$ 5, no site dá para você ter idéia sobre a venda. Também espero que não seja difícil encontrá-la. Bjs

Leonardo, a idéia da revitalização ficou de fato bastante clara. Esse número da retomada dá um panorama sobre o que acontece no cenário atual, que não consegue mais ser impermeável. O discurso está mudando, isso dá um gás muito grande.